quinta-feira, maio 25, 2006

135º ANIVERSÁRIO DA S.U.S.


SUS em concerto
Originally uploaded by guiadoseixal.
No próximo dia 1 de Junho a Sociedade Filarmónica União Seixalense comemora o seu 135º aniversário.
Esta colectividade, que também é designada por "Os Prussianos", foi fundada a 1 de Junho de 1871, no reinado de D. Luis, junto com a banda filarmónica.
Das actividades culturais da S.U.S. destaca-se a promoção da cultura através da banda, que mantém em actividade uma escola de música (Escola de Música Matias Lucas) que funciona ininterruptamente desde a sua fundação.
Foram conferidos à S.U.S., ao longo da sua existência, as seguintes distinções:
Medalha de Louvor, pela Cruz Vermelha Portuguesa (1926);
Grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência, pelo Presidente da República (1935);
Medalha de Instrução e Arte e Diploma de Generosidade e Filantropia, pela Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio (1956);
Medalha de Honra, pela Câmara Municipal do Seixal (1998).
A banda da União Seixalense foi a primeira em Portugal que tocou a Ópera "Carmen" de Georges Bizet, trazida por um presidente da direcção na sua ida a França no século XIX. Desde 1871 que a S.U.S. tem vindo a satisfazer as necessidades dos sócios e músicos: o seu primeiro Grupo Cénico foi criado em 1927 e a biblioteca foi inaugurada em 1945.
A banda da União conta com a gravação de um disco de vinil em 1971 e de dois CD, cujo último ("Máres") tem a presença de um rigor artístico muito acentuado, sob batuta do Sargento-Chefe Maestro Armindo Luís.
Desde a Sala de Petiscos, à Biblioteca, do Salão Nobre ao Café e até na Sala da Banda, poder-se-à encontrar um leque de recordações da banda e da Sociedade de outros tempos.
Para comemorar o aniversário destaca-se, entre outras actividades, o concerto pela banda filarmónica a realizar no dia 4 de Junho (Domingo) pelas 16 horas, no Salão Nobre desta colectividade, aberto a toda a população.
Parabéns por mais um aniversário e os desejos de que a S.U.S. possa continuar por muitos anos a orgulhar-nos e a dignificar o Concelho do Seixal como até aqui.

1997, 2005 © Guia do Seixal

Visões do Seixal Blog Directório Informações Quem Somos Índice